Década de 00

A década de 2000 abrange o período de 1 de janeiro de 2000 e 31 de janeiro de 2009. No cenário Mundial, esses 10 anos, presenciaram a guerra entre EUA e os países do Oriente Médio,desencadeado pelo ataque terrorista ao World Trade Center no ano de 2001. Os países integrantes da União Europeia, com exceção do Reino Unido, Suécia e Dinamarca, unificaram a sua moeda e com isso o  EURO começou a circular no ano de 2002.

Já no Brasil, a política ficou marcada com a ascensão da esquerda representada pelo ex-operário e presidente eleito por um legítimo processo democrático, Luiz Inácio Lula da Silva, que se elegeu em 2002 e foi reeleito em 2006.

No ano de 2009 foi registrada a primeira Pandemia do século XXI. A Gripe Suína, também conhecida como influenza A ou HIN1, provocou preocupação no mundo todo e foi registrada em 74 países. Estudos apontam que o primeiro caso da doença foi registrado no Sul do México em uma criança de apenas quatro  anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS), chegou a elevar o nível da epidemia para 6 em sua escala que vai de 1 a 6.

Nunca antes, o mundo tinha sido tão tecnológico. Foi na década de 2000 que a ideia de internet que temos hoje começou a dar as caras.  A internet de escada foi substituída pela banda larga, a Microsoft lança o Widowns Xp, o Bluetooth começa a criar a ideia de conectividade sem fio e o Facebook,Orkut e Twitter traçaram a noção de interatividade.

Gigantes do mercado da tecnologia, começaram a investir pesado no mercado de games, é caso as Sony que produziu o Playstation 3, a Microsoft o X-box e a Nitendo o Wii.

Foi em 2006 que o primeiro brasileiro chegou à lua. Marcos Pontes, fez história ao participar da Missão Centenária, uma parceria entre o Brasil e a Rússia que tinha como destino a Estação Espacial Internacional.

No cinema, o filme Avatar, lançado em 2009, se tornou líder bilheteria no mundo e só perdeu o seu posto, recentemente, 10 anos depois, para Vingadores: O Ultimato.  James Cameron, escritor e diretor de Avatar, tinha produzido o roteiro no ano de 1994 e queriam lançar o filme em 1999, no entanto o diretor alegava que não existia tecnologias suficiente para produzir o filme a partir de sua visão.

As crianças dos anos 2000 sonhavam em ter um celular daqueles de levantar a tampa ou aqueles celulares pesadíssimos que tinham o jogo da cobrinha. O legal de pessoas que cresceram nessa época é que elas viram o mundo se tornando digita, mas tiveram o prazer de ter um infância como nos velhos tempos. Gostavam de brincar Tazos e Beyblade que vinham até como prêmio em alguns salgadinhos, pega varetas, soltar pipa e ainda aceitavam correr o risco de levar cartas do Yu-Gi-Oh e Pokemon para sabendo que querida professora poderia confiscar. O bichinho virtual era febre entre as crianças ninguém queria que ele morresse. A pasta Tandy deixava a hora de escovar os dentes mais deliciosa e divertida.