Década de 90

Os anos 90 ficaram marcados pela grande revolução tecnológica que crescia constantemente e  momentos históricos que serão importantes por décadas no Brasil e no Mundo. A internet não estava no seu auge  porém já tomava seu espaço na sociedade. O Brasil sofria com a inflação, o mundo com ataques terroristas e mui

A tecnologia tomou conta do mundo nessa época através da internet e propagandas televisivas, a globalização estava muito avançada. O barateamento da tecnologia se proliferava nessa época e reflete em hábitos que temos nos dias de hoje.

A internet estava no seu começo, porém já havia muita utilidade nela. Grandes sites como Amazon, Yahoo e o Internet Explorer tomaram espaço na sociedade tecnológica e são grandes empresas do mundo moderno.

Os videogames, DVDS e muitas coisas comuns nos dias de hoje, eram revoluções na década passada, que tiveram um importante papel na sociedade como o celular que na época era aquele famoso Flip.

Com o avanço tecnológico da década passada, produtos como o videogame ganharam espaço e tem recordes de vendas até hoje. O Super Nintendo foi muito popular no Brasil nessa época e já vendeu mais de 50 milhões no mundo todo, além do PlayStation que era seu maior concorrente na época.

Apesar de todo esse portfólio tecnológico, a TV era a grande líder de audiência nos anos 90. No Brasil canais brasileiros como a Rede Manchete, Globo e outros obtinham grande público através das propagandas e desenhos infantis que eram muitos populares como Thundercats, Tartarugas Ninja e Simpsons, que é um Best Seller até hoje. Para os adultos os Reality Shows ganhavam seu espaço e estão presentes até hoje como o BBB e as séries da MTV como: The Real World e Rockgol.

O  estilo anime se popularizou muito nessa época com a vinda dos desenhos japoneses para a tv brasileira. Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e Pokémon ganharam força entre os jovens nos anos 90.

A moda de bocas de sino dos anos 80 já não fazia sucesso, agora a tendência era o grunge, o Hippie e o gótico, modas que eram chamativas e tem tendências de liberdade de expressão. O ditado “Girl Power” do grupo Spice Girls ganhava força no movimento de  igualdade entre os sexos e o poderio feminino, além da força da amizade feminina, fazendo repressão a sociedade machista.

O punk rock virou moda, Green Day, Blink 182 e outras bandas faziam a cabeça dos jovens, e o rock ganhava novos representantes como Foo Fighters, Nirvana e Alice in Chains. As BoyBands também surgiram nessa época. Backstreet Boys, N’Sync e outros conjuntos eram muito populares assim como a música eletrônica.

No Brasil o sertanejo sempre teve força, mas nessa época os maiores nomes surgiram, juntos em um grupo. O Conjunto AMIGOS era formado por Zezé Di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, Chitãozinho e Xororó eram os maiores nomes na época, além do rock dos grandes Mamonas Assassinas e de Tim Maia.

O Rap teve grande influência mundial nessa época, nomes como Notorious Big, Tupac, Dr. Dre, Wu Tang Clan e Eminem. Tinham grande influência no mundo jovem. Nos dias de hoje a marca criada por Dr. Dre, a Beats, foi comprada pela Apple por 3 Bilhões de dólares em 2014.

Foi uma década muito marcante para o esporte brasileiro. A conquista do tetra para a seleção de Futebol, o grande Ayrton Senna conquistava seu bicampeonato, apesar da sua morte em 1994, deixou um legado no esporte e na sociedade até hoje. 

Na política o  Brasil sofria uma das suas piores fases. A nova moeda “Real” não tinha valor, a inflação alcançava  valores altíssimos no mercado e escândalos políticos de FHC, Fernando Collor e companheiros políticos que sujam mais a história do país. Apesar da grande roubalheira o Brasil entrava no MERCOSUL, uma instituição que ajuda o país economicamente até hoje.

Momentos marcantes da história mundial estavam acontecendo a todo momento, o fim do Apartheid, a queda do muro de Berlin e o fim da União Soviética. Tratados de Paz antigos foram selados, como entre Israel e a Jordânia, rivais de centenas de anos.